Ultimas

terça-feira, 27 de maio de 2014

No Ibope, Souto tem quase o dobro da soma dos adversários

Glauco Wanderley

Se a eleição para governador da Bahia fosse hoje, Paulo Souto seria o escolhido no primeiro turno com 42% dos votos. A somadas intenções dos outros quatro candidatos dá 23%. Os números estão sendo divulgados hoje em pesquisa do Ibope para o jornal Correio, de Salvador.

Souto está 31 pontos percentuais na frente da senadora Lídice da Mata (PSB),  que tem11%. O candidato de Wagner, Rui Costa tem 9% segundo a pesquisa, tecnicamente empatado com a senadora, ex-aliada do PT, que entrou na disputa para dar palanque na Bahia a Eduardo Campos, candidato do partido à presidência, este sim rompido de fato com o petismo.

É importante observar que a soma dos que não sabem, não responderam, dizem que votarão branco ou nulo, ainda é muito alta: 35%. 

Segundo o jornal, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os demais pré-candidatos são Rogério da Luz (PRTB), com 2%, e Marcos Mendes (PSOL), com 1% das intenções de votos.

A pesquisa Ibope/CORREIO foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio, ouvindo 1.008entrevistados. O jornal não informou em quantos municípios do interior os pesquisadores estiveram.

ESPONTÂNEA

Souto lidera na pesquisa espontânea com 13%. Nesta, em que o eleitor não é apresentado aos nomes dos candidatos definidos, mas pode optar pelo que vier à sua cabeça, Wagner, com 6%, está melhor do que Rui Costa, que aparece com 3%. Geddel (que na verdade será candidato ao Senado), também aparece com 3%. Nessa modalidade, Lídice tem só 1%.

O mais significativo na espontânea é que metade não tem candidato. 49% não souberam ou não quiseram apontar um nome espontaneamente.  

REJEIÇÃO

O folclórico candidato Da Luz, que há muito faz figuração nas eleições para governador e para prefeito, já conseguiu se tornar conhecido e detestado. 28% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Os principais candidatos estão empatados em rejeição. 14% dizem que não votam em Souto e Rui. 11% não querem Lídice.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates