15/08/2010
Dilma cresce e tucanos miram eleitores indecisos em Minas Gerais
Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Datafolha aponta favoritismo em torno da candidatura de Dilma Rousseff (PT) em Minas Gerais , que passou José Serra (PSDB) e agora lidera nas regiões Nordeste e Sudeste. Uberabenses analisam a performance política, estando os tucanos confiantes no horário eleitoral para a conquista dos indecisos.
A sondagem aponta estar a presidenciável petista com 41% das intenções de voto no Estado, contra 34% de Serra. Na última pesquisa, os índices eram, respectivamente, 35 e 38%.
Ainda de acordo com a pesquisa, Dilma disparou também no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral, que revela a aproximação da senadora Marina Silva (PV), com 15%, de José Serra, 25% da preferência do eleitorado daquele Estado.
A petista também abriu vantagem na Bahia, com 11 pontos percentuais, registrando melhor desempenho em Pernambuco, onde passou de 15 para 33%. Ao ser informado dos índices, o presidente da Executiva Regional do PMDB, Luiz Humberto Borges, credita o crescimento à percepção do trabalho feito junto ao presidente Lula (PT). “A população está entendendo a forte ligação que irá assegurar o trabalho ora desenvolvido pelo governo federal”, analisou.
Apesar de desfavorável na sondagem do Datafolha, Serra lidera em São Paulo , embora tenha caído sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. A vantagem tucana também diminuiu 12% no Rio Grande do Sul, que concentra 8,1 milhões de habitantes. Serra detém 43% e Dilma, 35%.
Resultado ainda não proporciona segurança para os petistas cantarem vitória antes da hora. Afirmação é do engenheiro Luiz Cláudio Campos, que preside o Diretório Regional do PSDB em Uberaba.
Em sua opinião, as pesquisas passam por grandes oscilações devido à presença dos candidatos na mídia. O levantamento do Datafolha, segundo afirmou, foi realizado na terça e quarta-feira passadas, quando, de forma individual, Dilma Rousseff e Marina Silva expuseram suas plataformas políticas durante o Jornal Nacional, na Rede Globo.
Serra concedeu entrevista somente na quinta-feira, privando o eleitor de assimilar as metas de campanha e, por consequência, se manifestar nas intenções de voto.
O dirigente político considera que o perfil eleitoral mudará doravante, pois a campanha do PSDB em todo país começa a ser deflagrada esta semana de forma ostensiva, mirando principalmente o grande percentual de eleitores indecisos.
Postar um comentário