Ultimas

sábado, 2 de outubro de 2010

Laqueadura tubária diminui risco de câncer de ovário

   Muitas mulheres, incluindo as brasileiras, optam pela laqueadura tubária como método  anticoncepcional. Uma revisão sistemática mostra um benefício adicional da ligadura das trompas
  Você optaria (ou optou) pela laqueadura tubária como método contraceptivo?.   
   
        Laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico, com finalidade contraceptiva, muito popular em alguns países do mundo, incluindo o Brasil. Muitas mulheres optam pela LT para ficarem completamente despreocupadas com gestações não planejadas. Mas um aspecto menos conhecido pelas mulheres sobre este método é a associação entre LT e a redução do câncer de ovário. Diversos estudos com populações pequenas relatam este achado.

        Pois bem, uma revisão sistemática de vários destes estudos foi realizada para esclarecer melhor esta evidência que pode ajudar ainda mais a mulher a decidir pelo seu método anticoncepcional. Nesta revisão foram incluídos 40 estudos e os resultados são animadores. 13 estudos rigorosamente selecionados mostraram que a LT reduz o risco de câncer epitelial do ovário em 34%. Mesmo mulheres que se submeteram a LT num período de 10 a 14 anos apresentavam esta proteção contra o câncer de ovário. Quanto aos outros tipos de tumor maligno ovariano, a proteção só não foi observada para um deles: o mucinoso.

       
         Uma das explicações para tal resultado pode estar no bloqueio da passagem de células endometriais, ou seja, de dentro da cavidade uterina, para os ovários favorecendo o surgimento do câncer. Já se atribuía o mesmo mecanismo para a passagem de outras substâncias cancerígenas, tais como o talco ou os agentes infecciosos, a partir da vagina e do meio ambiente.

      
         Ótima notícia para as mulheres que ainda assim tem que conhecer as demais vantagens e desvantagens da laqueadura tubária, já a exemplo de que todos os métodos contraceptivos ela vai bem para algumas mulheres, mas não para outras. E não pode ser, como muitas vezes é, a solução da mulher para um marido despreocupado e desinteressado em participar deste tipo de decisão (Cibula, Widschwendter & DusekLaqueadura tubária e do risco de câncer de ovário: revisão e meta-análise Human Reproduction Update, 2010)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal às 22h05

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates