Ultimas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Outros 230 cubanos começam a atender em 112 municípios da Bahia


Mais 230 médicos cubanos seguem para 112 municípios baianos, após participar da semana de acolhimento do terceiro ciclo do programa Mais Médicos, encerrada na tarde desta quinta-feira (13), durante cerimônia no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Washington Couto.
 
Durante a semana, eles conheceram as políticas estaduais de saúde, fizeram treinamento para uso de tecnologia e participaram de atividades pedagógicas.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, a Bahia possui aproximadamente 1.100 médicos estrangeiros atendendo na atenção básica. “Quase quatro milhões de pessoas de 361 municípios estão cobertos pelo programa Mais Médicos. Conseguimos fazer cerca de 470 mil consultas por mês apenas com estes profissionais”.

“A média baiana é de um médico por mil habitantes. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é pelo menos dois. Enquanto os estudantes brasileiros estão em formação é importante ter profissionais, como esses do programa Mais Médicos, para reforçar o atendimento na saúde pública”, disse o governador.

A médica Alibet Orive, que vai atender no município de Nazaré, disse estar indo “para ajudar a população da cidade no combate a enfermidades infecciosas e para manter a saúde nas comunidades”.

Segundo o prefeito de Itatim, Gilmar Nogueira, o profissional que atuará na cidade irá suprir uma carência no município. “Nós temos o posto de saúde equipado, mas durante dois meses ficamos sem profissional. Estamos animados com a vinda do médico cubano porque, diante dos resultados avaliados em outras cidades, esperamos o mesmo sucesso no atendimento à população”.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates