Ultimas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Da Agência Brasil Edição: Aécio Amado


A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a assinatura de contrato com empresa sueca Saab para a compra de 36 aviões militares Gripen de nova geração (NG, em inglês) por cerca R$ 13 bilhões. O contrato foi assinado na última sexta-feira (24), mas divulgado nesta segunda-feira (27)Segundo a FAB, o primeiro caça será entregue em 2019 e o último, em 2024.
As Forças Armadas brasileiras compram o novo caça sueco Gripen (Saab Group / Divulgação)
 A FAB ressalta que o contrato prevê ainda treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras - o que deve ser feito, segundo a Saab, ao longo de aproximadamente dez anos.

O contrato envolve a compra de 28 aviões de um só lugar e oito de dois lugares. A FAB informa, por meio de nota, que o Brasil participará do desenvolvimento do Gripen NG e será responsável pela versão para dois pilotos. “O desenvolvimento e produção do Gripen NG possibilitará ainda a geração de milhares de empregos diretos e indiretos no país”, diz a nota.

A FAB informou ainda que está negociando com Força Aérea da Suécia a cessão temporária de caças Gripen, em versões menos avançadas que a NG. O plano é utilizar os Gripen C/D até o recebimento das aeronaves novas.


As Forças Armadas brasileiras compram o novo caça sueco Gripen (Saab Group / Divulgação)
Força Aérea Brasileiro compra o novo caça sueco Gripen  /Stefan Kalm / Saab Group / Divulgação

As negociações entre a FAB e a Saab para a assinatura do contrato começaram após ogoverno brasileiro optar pela compra dos caças suecos, em dezembro do ano passado. A escolha se deu por meio do chamado projeto FX-2. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o governo brasileiro. Além do Saab Gripen NG, o Boeing F-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos; e Dassault Rafale F3, da França, estavam na disputa.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates