Ultimas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fatos históricos

Julho na História




Fatos históricos do mês de julho

por Maria Carolina Cristianini

Dia 2/1839 - Revolta no navio - Na Costa de Cuba

A bordo da embarcação espanhola La Amistad, 53 escravos recém-trazidos da África se revoltam. Sob a liderança de Joseph Cinqué, eles fazem com que um navegador os leve a caminho da terra natal. Mas eles são enganados, e a embarcação é capturada pela Marinha dos Estados Unidos. Os rebelados são presos em Connecticut. Em 1841, as forças contrárias à escravidão conseguem que a Suprema Corte coloque os escravos em liberdade. Em 1997, o caso foi retratado em um filme.

Eu me lembro

“Joseph Cinqué, como os espanhóis o nomearam, pronuncia seu nome em sua língua, Shinquau. Ele foi levado de seu país, na África, onde seu pai era um homem importante, e caiu nas mãos dos espanhóis que o colocaram dentro de um navio, onde estávamos todos nós. Em um mês, chegamos a Havana, onde desembarcamos, e depois fomos para outra embarcação, em que permanecemos mais um mês. Durante esse tempo, houve a briga em que o capitão foi golpeado fortemente. Foi pedido aos espanhóis que levassem o navio de volta para Serra Leoa, mas nos colocaram em outra direção. Depois disso, chegamos aqui e não sabíamos mais para onde ir.”
Anotações feitas em setembro de 1839 por Lewis Tappan, um dos escravos que estavam a bordo do La Amistad

Dia 4/2054 - Explosão estelar - Na China

A supernova que deu origem à nebulosa do Caranguejo é observada por astrônomos chineses. Seu brilho era tão forte que foi possível vê-la durante o dia por algumas semanas, e durante a noite por dois anos. Foi o maior evento do gênero já registrado.

Dia 6/1687 - Revolução científica - Em Londres

Escrito em três volumes pelo físico britânico Isaac Newton (1643-1727), o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”) é publicado pela primeira vez e traz reconhecimento imediato ao autor. O trabalho explica como os corpos se movem (são as três leis de Newton) e descreve a força gravitacional. É considerado sua grande obra e a síntese da física clássica.

Dia 8/1711 - Nova cidade - Em Ouro Preto, Minas Gerais

No arraial formado com a exploração do ouro da região, o governador Antônio Albuquerque Coelho (1655-1725) cria a Vila Rica de Albuquerque. Em 1823, o crescimento da região transformaria a vila em cidade e capital da província de Minas Gerais. E seu nome mudaria para Ouro Preto.

Eu me lembro

“Aos oito dias do mês de julho do ano de mil setecentos e onze, (...) o senhor governador determina erigir neste mesmo arraial uma nova povoação e vila, para que seus moradores e os mais de todo o distrito possam viver arreglados e sujeitos com toda alva forma às leis da Justiça, (...) supondo não achava o sítio muito acomodado atendendo às riquezas que prometiam as minas, que há tantos anos se lavram nestes morros e ribeiras.”

Trecho do documento que criou a vila

Dia 13/1793 - Punhalada no coração - Em Paris

Líder jacobino durante a Revolução Francesa, Jean-Paul Marat é assassinado pela jovem Charlotte Corday com uma punhalada no coração. Quando foi atacado, Marat estava em sua casa, tomando banho em uma banheira. Corday seria julgada pelo tribunal revolucionário e condenada à morte na guilhotina.

Dia 14/1899 - Acre independente - Em Puerto Alonso, no Acre

Em uma reunião realizada às 9h, com a presença da população e de todos os membros da Junta Revolucionária do Acre, o espanhol Luiz Galvez, representante do grupo nos estados do Pará e Amazonas, faz um discurso e transforma o território, que pertencia à Bolívia, na República do Acre. No mesmo dia, ele é escolhido para ser o presidente local, cargo que ocuparia até dezembro daquele ano. Em 1903, o Acre seria incorporado pelo Brasil .

Dia 16/1889 - Tiros em dom Pedro II - No Rio de Janeiro

Ao sair do teatro Sant’Anna, na capital carioca, onde havia assistido ao espetáculo Escola dos Maridos, traduzido pelo escritor Arthur Azevedo (1887-1908), o imperador dom Pedro II (1825-1891) sofre uma tentativa frustrada de atentado. Ele deixava o local quando um grupo de pessoas, que esperava por ele do lado de fora, começou a gritar “viva o Partido Republicano”. Enquanto isso, tiros foram disparados, mas o rei e a imperatriz, dona Tereza Cristina, já tinham entrado em sua carruagem. Os dois escaparam sem ferimentos.

Eu me lembro

“Ontem à noite, quando terminava o espetáculo no teatro Sant’Anna (...) e o coche imperial seguia para a praça da Constituição, um indivíduo teve a leviandade de disparar um revólver evadindo-se em seguida para um estabelecimento próximo. Pouco depois, porém, foi preso pelo povo um homem que se supõe ser o autor do atentado.”

Trecho de notícia publicada no jornal Diário do Commercio, no Rio de Janeiro

Dia 21/1613 - A última dinastia - Em Moscou

Aos 16 anos de idade, Mikhail Fyodorovich Romanov é coroado czar da Rússia e dá início à dinastia Romanov, a última do país. Ele permaneceu no poder até a morte, em 1645, mas a dinastia só perdeu o controle do país durante a revolução de 1917, quando Nicolau II foi obrigado a abdicar e depois assassinado.

Dia 22/1894 - A primeira corrida - Na França

Num percurso de 126 quilômetros entre as cidades francesas de Paris e Rouen, 21 carros participam da primeira corrida oficial de automóveis. Quem acabou a prova em primeiro lugar foi um automóvel De Dion-Bouton, pilotado pelo conde francês Jules Albert de Dion (1856-1946). O carro era de sua própria montadora, que nos anos seguintes se tornaria o maior fabricante de automóveis do mundo, com uma produção anual de 400 veículos. Mas Dion foi desclassificado, porque seu veículo, movido a vapor, apresentou irregularidades técnicas. O vencedor da prova acabou sendo George Lemaitre, que, usando um motor Daimler, tinha chegado em segundo lugar.

Dia 26/1581 - Nasce a Holanda - Em Haia, na Holanda

Por meio de um manifesto publicado na cidade de Haia, as sete províncias do norte da Holanda, adeptas do calvinismo, se declaram independentes do reino espanhol e criam a República Unida da Holanda. Mas o país só seria reconhecido depois do fim da Guerra dos 30 Anos, uma série de batalhas travadas por diversas nações européias, e que teve fim em 1648.

Dia 27/1996 - Morte na Olimpíada - Em Atlanta, Estados Unidos

Um atentado a bomba no Parque Olímpico Centenário mata uma pessoa e fere outras 111 na Olimpíada de Atlanta, que comemorava o centenário da edição moderna das competições. Foi o primeiro ataque terrorista em jogos olímpicos desde o ocorrido em Munique, em 1972, quando morreram 16 pessoas. Considerado responsável pelo ataque em Atlanta, Eric Rudolph foi preso em 2003, quando revirava uma lata de lixo na Carolina do Norte. Na época, ele era um dos dez homens mais procurados dos Estados Unidos.

Eu me lembro

“O atentado aconteceu durante a noite. Eu estava na Vila Olímpica, fazendo um tratamento na perna. No dia seguinte, fui até o local onde a bomba explodiu. O clima estava tenso, estavam lá muitos policiais e agentes do serviço secreto.”

Robson Caetano, atleta

Dia 29/1836 - Monumento napoleônico - Em Paris

É inaugurado o Arco do Triunfo, uma homenagem ao Exército da França. A obra começou em 1806, por ordem de Napoleão Bonaparte (1769-1821), mas foi suspensa com a restauração da monarquia. Os trabalhos de construção foram retomados em 1825, e o monumento, de 49 metros de altura e 45 metros de extensão, foi concluído sob o rei Luís Felipe I (1773-1850). Estão gravados no Arco os nomes de 558 generais e de 128 batalhas travadas pelos franceses. Na base do monumento, foi construído em 1920 o Túmulo do Soldado Desconhecido.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates