Ultimas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

197 novos casos de aids neste ano em Feira

De janeiro a outubro, o Programa Municipal DST/HIV/aids registrou 197 novos casos de contaminação pelo vírus que provoca a doença que ataca o sistema imunológico e que ainda não existe cura. No mesmo período do ano passado 195 exames deram positivo para a presença de anticorpos do HIV. O grupo etário de maior confirmação de casos varia entre 25 e 39 anos. 
Justamente o segmento da população que acredita que a aids, devido à evolução dos retrovirais, medicamentos eficientes usados no tratamento da doença, não mais representa o perigo de duas décadas atrás. O medicamento oferece melhor qualidade de vida aos portadores da doença. Permite que se leve uma vida quase normal. Mas os seus efeitos colaterais são fortes. E, como a doença e a necessidade da medicação, acompanharão o portador pelo resto da vida. 
Com a chegada dos coquetéis a quantidade de mortes caiu. Mas o perigo continua rondando quem não adota medidas preventivas nas suas relações sexuais. A principal delas é o uso da camisinha, que não apenas previne o HIV, mas todas as doenças transmitidas pelo sexo. Pesquisas mostram que um terço dos jovens não usa o preservativo, objeto intrinsicamente ligado a sexo. 
E o caminho a ser percorrido por quem transou sem camisinha é o que leva às unidades de saúde onde é feito o teste cujo resultado é divulgado em apenas 15 minutos. Em Feira de Santana estes exames foram feitos no Centro Especializado de Saúde Dr. Leone Leda, no chamado Dezembro Vermelho, período no qual será realizada uma campanha de conscientização da população de como prevenir-se contra a doença. 
No dia 4, os exames serão feitos na policlínica do Tomba, dia 8, na policlínica do Parque Ipê, dia 11, na unidade de Humildes, dia 12, na Rua Nova,dia 18, na policlínica do Feira X, dia 19 na UPA 24 da Mangabeira e no dia 22 na policlínica do George Américo.

Tribuna Feirense

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates