Ultimas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Localizadores em presos

Aprovado uso de localizadores em presos. Mais de 4 mil serão monitorados.
10/07/2010

05.07.2010 13:30 3 Comentários postado por MJ

Nos Estados Unidos, e até em nosso vizinho Argentina, o uso de tornozeleiras eletrônicas é muito comum para monitorar presos que estão em regime semi-aberto, ou que receberam algum tipo de indulto, como o de Natal, por exemplo.
O sistema é relativamente simples, uma bateria alimenta o equipamento, que possui um localizador de alta precisão, capaz de indicar exatamente a posição de quem a está com a tornozeleira. Desta maneira, é possível saber se o preso está em algum local que não devia, ou simplesmente achá-lo caso ele resolva não voltar mais para a prisão.

A tornozeleira pesa cerca de 30 gramas, e a pulseira é aço, revestida de borracha hipoalergênica. Caso a pulseira seja rompida, o que é muito difícil, o aparelho emite um sinal sonoro e avisa a base da polícia, que sai na captura do indivíduo.

Existem dois sistemas de localização utilizados nas tornozeleiras:

- GPS:

Equipada com GPS e chip de celular. O GPS localiza e o chip transmite a posição para a central da polícia.

Vantagem: Extrema precisão e histórico dos movimentos e locais.

Desvantagem: Bateria acaba rápido, no máximo 36 horas.

- IRF

O sistema IRF (Identificação por rádio-freqüência), emite ondas de rádio para uma base, que funciona de antena receptora.

Vantagem: Bateria dura até três anos.

Desvantagem: Area de cobertura reduzida. Caso o portador da tornozeleira se distancie muito da base receptora, a central é avisada. Uma vez fora de alcance, a localização não é mais informada.

"Testamos os sistemas nos últimos dois anos e, desde que nenhum novo contratempo apareça, assinaremos o contrato em 30 dias", afirmou o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Ele se refere a recursos judiciais ou administrativos das empresas derrotadas na licitação.

Ao contrário do que se possa imaginar, a adoção deste tipo de sistema representa economia para o Estado, pois o custo mensal das tornozeleiras é de R$ 500, sendo que, encarcerado, o preso gera uma despesa de R$ 1,7 mil. Isso sem contar os gastos para recapturar este preso, caso ele não esteja usando o rastreador e resolva fujir.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates