Ultimas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Conveniadas ao SUS em Feira podem suspender atendimento

As clínicas, hospitais e laboratórios conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana podem suspender as atividades aos usuários da rede pública. É o que informa a drª Iracema Brandão, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb).
O motivo, segundo a associação é um desconto que a Prefeitura de Feira realizou na folha de pagamento das unidades conveniadas, referente aos serviços prestados no mês de outubro e que foram previamente autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

“As clinicas e hospitais estão passando situação difícil, recorrendo a empréstimos bancários para honrar o 13º mês dos funcionários. A associação tem pensado em resolver junto a SMS e não tem conseguido. Estamos pedindo ajuda ao Ministério Público para ajudar na intermediação, sob pena de suspender o atendimento a alguns serviços em Feira”, alertou. 

Segundo a associação, hospitais como o Dom Pedro de Alcântara, Mater Day, Otorrinos, HTO, estão entre as unidades com desconto no repasse. Feira de Santana, segundo Brandão, cobre a 122 municípios pactuados pelo SUS. O recurso aos hospitais e clínicas é destinado pelo Ministério da Saúde. 

Conforme a Ahseb, não existe desconto na verba ao sair de Brasília. “Isso vai prejudicar os pacientes carentes que dependem deste sistema. A Prefeitura está operacionalizando este desconto, o que torna inviável. O SUS tem uma tabela extremamente defasada de remuneração. Há seis anos não tem reajuste e de repente a fatura vem 20% a menos”, reclamou.

O corte depende de cada instituição. Segundo a Ahseb, na Santa casa de Misericórdia, por exemplo, o montante chega a R$ 400 mil. “Pedimos ao prefeito que se sensibilize e sente para negociar com as instituições. Precisa haver uma objetividade, o mês de dezembro é difícil para qualquer empresa”, solicitou Brandão.

(Por Hamurabi Dias)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates