Ultimas

sábado, 16 de março de 2013

Comissão aprova projeto que suspende dívidas dos municípios em emergência


Municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública poderão ter suas dívidas com a União suspensas temporariamente. A medida foi aprovada na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e agora será analisada na Comissão de Constituição e Justiça e, depois, segue para apreciação em Plenário.
A suspensão das dívidas está prevista no projeto de lei complementar (PLP 249/07), de autoria do deputado Vander Loubet (PT/MS), que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal e tramita em conjunto com outras duas propostas (PLP 290/08 e PLP 19/11).
Além de suspender o pagamento das parcelas, as propostas permitem que os municípios recebam recursos relativos a transferências voluntárias, mesmo que não estejam em dia com suas obrigações tributárias e aquelas decorrentes de empréstimos e financiamentos.
De acordo com o substitutivo do relator, deputado Wilson Filho (PMDB/PB), a União não poderá exigir o pagamento das dívidas dos municípios por todo o período em que vigorar a situação de emergência ou o estado de calamidade pública. O texto aprovado também estabelece acréscimo de mais 180 dias, sendo que a situação excepcional deverá ser reconhecida formalmente por ato do governo federal.
Ao apresentar seu parecer, o relator Wilson Filho destacou que municípios de todas as regiões do País passam por situação de emergência.
"E já basta a dificuldade do próprio estado de emergência, ainda tem uma dificulade acrescida que é a questão de repasse de recursos, a questão de dívidas para com a União. E já que a União não tem condições de agir em todos os pontos nessas situações de estado de emergência, que ela apenas suspenda, temporariamente, esses pagamentos, para que isso se transforme e já transpareça uma ajuda significativa aos municípios brasileiros."
A medida recebeu apoio do presidente da Associação Nacional dos Municípios, Arnaldo Lima. Segundo ele, tudo o que vier para ajudar a aliviar endividamento das prefeituras é bem-vindo.
"Normalmente aquelas cidades menores, abaixo de 50 mil habitantes, têm problemas quase que frequentemente. E quando isso acontece, toda essa prospecção de calamidade com relação a enchentes, seca, estiagem, atinge diretamente a economia do município. E realmente o município fica, vamos dizer assim, o prefeito fica numa situação difícil em função de seu trabalho e a comunidade fica numa situação que tem de ser atendida de imediato. Então essa lei veio num momento muito oportuno."
Somente no Nordeste, a Secretaria Nacional de Defesa Civil aprovou 1.186 reconhecimentos de estado de calamidade e situação de emergência em virtude da seca, no ano passado. O estado com mais municípios nessas situações foi a Bahia. Em seguida, aparecem Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Sergipe.
De Brasília, Idhelene Macedo

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ARQUIVO
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates